Páginas

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

395 anos de Belém! Há o que comemorar?



Sim, é claro!
Afinal, é essa cidade que nos abriga com todas as suas sombras, nem tantas, se levarmos em consideração a quantidade de árvores derrubadas; com todas as suas mangas caindo diariamente, mesmo que isso traga grandes prejuízos aos donos de veículos; com todas as ruas alagadas em períodos chuvosos, períodos constantes, diga-se de passagem. Enfim, Belém, que completa hoje mais um ano de VIDA, apesar de todos os seus problemas, merece o orgulho dos belenenses.

E se tudo está tão desordenado na bela cidade morena, não culpemos apenas os nossos governantes, que, como sabemos, não cuidam tão bem dela. Vamos assumir a nossa grande parcela de culpa por aqui também. Vamos admitir que a maioria de nós joga lixo em qualquer lugar, que não damos tanta importância para o desenvolvimento sustentável e nada relacionado ao assunto.

Queremos todos ter o conforto individual: um carro, uma casa ou um apartamento luxuoso, central de ar e que se dane se isso vai prejudicar o trânsito ou causar a construção de mais prédios e condomínios fechados e o quanto isso vai prejudicar a nossa cidade. Somos mal educados e não valorizamos Belém o quanto ela merece.

Os próprios moradores muitas vezes ignoram as qualidades existentes na Cidade das Mangueiras. Muitos não conhecem, nem tem interesse em conhecer os principais lugares da capital paraense, sua história, sua importância não só regional, mas nacional também. Com toda a pressa que nos move no trabalho ou nos estudos, muitos não param para admirar a sua própria terra natal.

Seja nas minhas caminhadas na Praça Batista Campos ou nos passeios pela Cidade Velha, pela Praça da República ou por qualquer outro ponto turístico de Belém, consigo enxergar uma beleza única, tanto na arquitetura dos prédios e monumentos, como no próprio rosto do belenense. O aconchego oferecido pela cidade tanto aos moradores, quanto aos visitantes, o lazer direcionado a todas as “tribos”, a quantidade de lugares interessantes a serem visitados tornam Belém uma cidade agradável, onde o turismo pode muito bem crescer como em muitas cidades de outras regiões.

Então vamos começar a valorizar desde já esta bela cidade. Hoje estamos rodeados de comemorações em função do aniversário de Belém, no Teatro da Paz ou no Ver-o-peso,vamos prestigiar nossos artistas locais em mais uma homenagem, merecidamente, à nossa querida Belém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário